sábado, 14 de abril de 2012

Pólen, o Alimento Completo

Vou começar a comer pólen de abelhas. Porquê? - perguntam vocês.
Ontem descobri num livro que tenho cá em casa que o pólen faz muito bem à saúde.
Na verdade o pólen é um alimento completo, contendo imensas vitaminas, aminoácidos, etc...
Aqui têm uma tabela com os micronutrientes do pólen,

Ácidos nucléicose nucleocídeos
Crocetina, guarnina, hipoxantina, vernina, xantina, xantófilos, zeaxantina - constituintes do DNA e do RNA.
Enzimas e coenzimas
Amilase, catalase, coenzimase, de-hidrogenase láctica,
de-hidrogenase sucínica, diastase, disforase, fosfatase,
33 hidrolases, 5 isomerases, 11 liases, 24 oxidoredutases, pectase, pepsina, sacarrase, 21 transferases, tripepsinase etc., somando mais de 5.000 enzimas e coenzimas.
Fatores de crescimento
Auxinas, brassinas, giberelinos e quininas.
Minerais e elementos-traços
Bário, boro, cálcio, cobre, cloro, enxofre, estrôndio, ferro, fósforo, iodo, magnésio, manganês, molibdênio, níquel, potássio, selênio, sílica, sódio, titânio, zinco etc.
Vitaminas
no mínimo 11 provitaminas A (5,9 mg/g), B1 (9,2 mg/g), B2 (18,5 mg/g), B3, B5 (20,5 mg/g), B6, B9 ou ácido fólico (3,8 mg/g), B12 (5 mg/g), colina, inositol, C (7,15 mg/g), D, E, H ou biotina, K, no mínimo 8 bioflavonóides, rutina (16 mg/g).

Benefícios:


Aumenta
a atividade dos osteoblastos, prevenindo a perda óssea conseqüente da ovarioctomia. (Horcajada-Molteni 2000)
Combate
as inflamações crônicas e agudas.
Elimina
as toxinas do organismo.
Fortalece
e dar maior flexibilidade às paredes das veias e vasos sangüíneos, incluindo a capilaridade dos olhos.
Inibe
certas enzimas geradoras de radicais livres e assim proteger as estruturas do DNA para que elas não se rompam. (Russo 2000)
Previne
e combate a asma, arteriosclerose, catarata, diabetes, edemas, glaucoma gota, hemorragias, hematomas, pressão alta, retinopatia, úlcera péptica e dos quadros crônicos de insuficiência venosa - varizes, hemorróidas, caimbras noturnas etc. - assim como a hiperlipidemia. (da Silva 2001)
Protege
a integridade e permeabilidade da mucosa gastrointestinal, prevenindo a alergia alimentar e poupando o sistema imunológico.


E no meu livro diz que tomar durante 3 meses seguidos elimina ou atenua o acne. Não posso confirmar, mas mal também não deve fazer.
Deve começar a tomar-se em doses pequenas e aumentar gradualmente. Mas primeiro é preciso ter atenção para o caso de se ser alérgico.
Mas de facto, o pólen de abelhas tem muito boa fama. Faz bem a quase tudo, e uma das coisas que me despertou interesse para além do aspecto de fazer bem à pele, é que também ajuda no rendimento intelectual e ajuda em casos de fadiga, depressão e todas essas coisas.


Aqui está o site de onde eu tirei estas tabelas, mas vão dar uma olhada, que está muito bom e disponibiliza muita informação. E tem uma tabela enorme com os benefícios.

Pronto, achei isto interessante então decidi partilhar.

Mas não se ponham a tomar pólen à toa! Primeiro pesquisem muito bem e provavelmente é boa ideia perguntarem ao vosso medico ou fazer um teste de alergias se nunca fizeram um. Eu quando era nova fiz o teste de alergias e picaram-me o braço todo e detestei, mas não sou alérgica a absolutamente nada.


Sayonara ^.^

2 comentários:

  1. Se há coisa que nunca me tinha passado pela cabeça era o facto de comer pólen... =S
    Confesso que nem sabia que isso se vendia (bem, o que é que não se vende hoje em dia?).
    Depois dos 3 meses de toma diz como está a resultar.
    Beijocas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo. Eu sabia que fazia bem. Mas depois daquilo que eu estive a ler fiquei faxinada e agora só descanso quando começar a tomar.
      E depois logo digo se noto diferença.
      Mas aquilo que eu espero mesmo é que melhore o aspecto da minha pele, que apesar da pílula me ter acabado o acne completamente, como é oleosa ainda tenho uns biquinhos e então vamos ver se fica mais limpinha. E também quero ver se melhora a memória e o rendimento escolar e se fico mais enérgica!

      Beijinhos ^.^

      Eliminar